paramahamsa hariharananda

Paramahamsa Hariharananda nasceu como Robindranath Bhattacharya em 1908, em Habipur, Bengala Ocidental, Índia, em uma família brâmane aristocrática. Os pais dele eram espiritualizados. Com 4 anos e meio de idade, Robindranath havia memorizado todos os Puja Mantras das inúmeras cerimônias que seu pai havia realizado e havia desenvolvido alguma compreensão do significado desses mantras. Aos onze anos, ele fez o voto de Brahmacharya, um voto de pureza e celibato, que manteve por toda a vida. Aos doze anos, ele foi iniciado em Jnana Yoga por Bijay Krishna Chattopadhyay, um professor reverenciado e altamente realizado.

Em 1932, Baba conheceu Sri Yukteswarji, que leu a palma da mão, revisou seu mapa astrológico e disse a Baba que ele atingiria a realização em Deus e divulgaria a mensagem do Kriya Yoga em todo o mundo. Iniciado por Sri Yukteswarji em Primeira Kriya e em parte da Segunda Kriya, ele também aprendeu mais sobre astronomia, astrologia, quiromancia e alcançou um estado de meditação profunda pela da orientação de Sri Yukteswarji.

Em 1935, o discípulo de Sri Yukteswarji, Paramahamsa Yogananda, retornou do oeste para a Índia e iniciou Robindranath em outras partes da Segunda Kriya. Yoganandaji também demonstrou seu estado de Samadhi para Robindranath, depois o tocou na coroa da cabeça e disse que ele também alcançaria esse estado. Em 1937, Robindranath deixou seu serviço na indústria têxtil e começou sua vida como asceta no Karar Ashram de Sri Yukteswarji em Puri, na Índia. Ravinaryan aprendeu todos os Kriyas superiores de Swami Satyananda, também um discípulo de Sri Yukteswarji e de Bhupendranath Sanyal, um discípulo de Lahiri Baba.

Em 1947, Ravinaryan alcançou o estado de meditação sem pulso, um raro e exaltado estado de iluminação onde não há pulso, nem movimento da respiração. Vários médicos examinaram Baba neste estado. Depois deste, Babaji, o Guru de Lahiri Baba, apareceu a Ravinarayan e lhe disse que viajaria pelo mundo ensinando Kriya Yoga. Em 1950, Paramahamsa Yogananda convidou Ravinaryan para vir ao Ocidente para ensinar Kriya, mas Ravinaryan respondeu que ainda não era sua hora. Ele continuou a meditar no Ashram e em 1954, começou a viajar pela Índia, tornando-se conhecido como um dos personagens espirituais mais importantes da Índia. Ele esperou até 1959 para ser iniciado na Ordem Swami por Jagaguru Viharati Krishna Teertha, o Shankarananda de Puri, a mais alta autoridade espiritual e religiosa do hinduísmo, para então se tornar Swami Hariharananda Giri.

Em 1974, Sri Yukteswarji apareceu para ele e disse que agora era hora de ir para o Ocidente. Ele viajou pela Europa, América, Canadá e América do Sul, apenas para iniciar outros no Kriya Yoga e ajudar as pessoas individualmente em seu caminho espiritual. Baba ajudou as pessoas de maneiras milagrosas, fornecendo a cada pessoa o que elas precisavam para sua evolução espiritual. No entanto, ele repetidamente disse que a auto-ajuda era a melhor ajuda. Ele encorajou todos a praticar Kriya Yoga. Paramahamsa Hariharananda também disse que seria capaz de ajudar as pessoas ainda mais depois que ele deixasse seu corpo, o que ocorreu em 2002. Desde então, Paramahamsa Hariharananda continuou a ajudar as pessoas de maneiras milagrosas.

BABA HARIHARANANDAJI passou a maior parte de sua vida aperfeiçoando as técnicas de Kriya Yoga e transmitindo estas técnicas para outras pessoas. Uma vez perguntaram para Baba como foi a experiência dele quando, pela primeira vez ele alcançou o estado de Samadhi, em 1947 e Baba respondeu: “Como se eu fosse um bebê”.

Baba deixou claro que samadhi não é uma aposentadoria espiritual ou a culminância da prática espiritual. Baba demonstrou que kriya não era um conjunto de técnicas para ser recebido, mas um processo através do qual a prática das técnicas foi evoluindo e sendo aperfeiçoada. Baba continuou durante toda a sua vida aperfeiçoando e ganhando mais Realização em Deus.

Todos os grandes Santos de todas as religiões, foram capazes de direcionar seus corações e mentes para o Poder Supremo. 

Baba dizia: “Quando você entrega o seu coração a Deus, você entrega tudo. O mais importante é o centro do coração. Além de tudo, Deus está escondido neste centro. Se você sente isto, então tudo se transforma em alegria”.

Baba ensinou, de uma maneira prática, como direcionar o coração e a mente a Deus por meio das técnicas de Kriya Yoga e como experenciar que a grande realidade de Deus reside no coração de todo o ser humano.

No dia da iniciação, Baba fazia com que cada pessoa aprendesse a experenciar e direcionar o pulso do coração. A luz no coração é preenchida com a inteligência Divina e, por meio das técnicas, Baba ensinou as pessoas a experenciarem a luz de Deus.

Baba incorporou as técnicas da Kriya em todos os aspectos de sua vida diária e ensinou outras pessoas a fazerem o mesmo. Baba tinha facilidade de direcionar seu coração e mente para Deus em qualquer atividade, por meio de sua prática dedicada em Kriya. Quando estava comendo, Baba podia direcionar diretamente seu coração a Deus cada vez que ele mastigava e era como uma onda de luz Divina e energia que podia irradiar do coração de Baba através do seu corpo para Deus. Baba dizia: “Com Kriya trabalho é culto”.

Tudo o que Baba fazia tornava-se uma prece, uma oferenda a Deus e Kriya era o veículo para aquela expressão ativa da luz e Divindade que manifestava quando Baba direcionava seu coração e mente a Deus”.

Agora, exatamente como era durante o tempo em que Baba estava neste mundo, é desejo sincero de Baba auxiliar as pessoas a experenciarem Deus exatamente como ele fez por meio da Kriya Yoga. Baba diria “Os Santos no céu estão apenas esperando você chamá-los, para que eles possam ajudá-lo“. Baba Agora está no céu e se você pedir sinceramente a partir do seu coração, saiba que Baba certamente ajudará você.

Gonesh Baba

PALESTRAS GRATUITAS

INICIAÇÕES

RETIROS