SRI YUKTESWARJI

Sri Yukteswarji nasceu em Serampore, Índia, em 1855, como Priya Nath Karar. Dono de um intelecto poderoso, estudou no Colégio Missionário Cristão de Srirampur e cursou a Faculdade de Medicina de Calcutá por dois anos. Se casou, teve uma filha mas sua esposa faleceu logo depois. Sri Yukteswarji escolheu criar sua filha. Ele administrou as propriedades da família e trabalhou por um tempo como contador. Ele se tornou um ilustre Jyotishi, praticante de Jyotish, a astrologia da Índia. Em conjunto com Jyotish, ele também praticava quiromancia.

Em 1885, aos 29 anos, Sri Yukteswarji foi iniciado no Kriya Yoga por Lahiri Baba. Levava a vida de um chefe de família, criando sua filha e trabalhando para gerar renda. Através de sua prática diária de Kriya, ele alcançou um estado muito elevado de consciência em Deus. Mais tarde na vida, ele começou a ensinar Kriya. Como ele era um Kshatriya de casta, os brâmanes não participavam de suas palestras sobre Kriya ou buscavam iniciação dele. Um amigo próximo o aconselhou a se tornar um swami, o que mudaria sua designação de casta e, com efeito, removeu a barreira que impedia os brâmanes de buscar seus ensinamentos. Assim Priya Nath Karar se tornou Swami Sri Yukteswar.

Sri Yukteswarji estabeleceu o Karar Ashram em Puri, que também abrigava uma escola para crianças que ele criou. Ele transformou sua casa ancestral, em Serampore, num ashram. Escreveu “A Ciência Sagrada, Sanatan Dharma, a Religião Eterna”, publicada na Índia em 1920. Neste trabalho, Sri Yukteswarji demonstrou a unidade em todas as religiões e estabeleceu seus objetivos comuns. Treinou Paramahamsa Yogananda, Paramahamsa Hariharananda e alcançou o mahasamadhi em 1936 como um dos praticantes mais avançados da Kriya Yoga.

Lahiri Baba

INSCREVA-SE NOS PRÓXIMOS EVENTOS

palestras, iniciações, aulas,
meditações & retiros

ENCONTRE MAIS EVENTOS