o que é kriya yoga?

O sistema de Kriya Yoga, ensinado por Lahiri Mahasaya, Sri Yukteswarji, Paramahansa Yogananda e Swami Hariharananda Giri na Índia, visa não apenas a salvação ou a autorrealização, mas também assegura o desenvolvimento simultâneo do corpo, mente, intelecto e alma. Esta prática requer a orientação de um professor. Gonesh, um discípulo habilitado a ensinar por Baba Hariharananda, é o professor que guia este grupo de Kriyabans.

A base da Kriya Yoga é a inalação. O fácil controle da respiração prescrito na técnica de Kriya restaura o equilíbrio perdido e abre o caminho para a autorrealização. Esta prática não inclui um grande número de asanas. É um conjunto de técnicas de meditação muito simples e eficientes, que permitem ao praticante experimentar a sensação do toque, a vibração do som e a luz da divindade dentro de seu próprio corpo e ajudam a elevar a mente a um estado mais elevado de consciência. Através da inspiração profunda e contínua, você sente Deus na coroa da cabeça. Se você mantiver sua atenção nesse ponto, sentirá um peso que corresponde à sensação do toque divino no topo de sua cabeça.

Nossa consciência material é composta pelas sensações recebidas pelos sentidos, pela mente e pelo ego. Isso nos empurra para a ilusão e o erro. O resultado é que somos incapazes de perceber o Deus dentro de nós. Mas se cultivarmos a super-consciência e a atenção do eu interior através da Kriya Yoga, saberemos que o corpo visível é apenas uma projeção do corpo invisível.

Normalmente, o ser humano não acredita em Deus. E mesmo quando ele acredita que é tomado por dúvidas. Ele permanece apegado ao mundo material. Não percebemos a presença do “operador” vivo que está sempre presente no topo de nossas cabeças. Ele é o verdadeiro Deus invisível em todos os seres humanos.

A mente está sempre inquieta e nos leva à ilusão e erro. Se você direcionar os cinco sentidos para dentro com a ajuda da Kriya Yoga, permanecerá em um estado de concentração e foco. Com a mente, o intelecto e o pensamento sob controle, a super consciência e a consciência cósmica podem ser alcançadas.

A inalação é o Deus vivo em todo ser humano. Respirar é Deus. A vida termina quando a respiração para. A respiração nos oferece a oportunidade de perceber Deus, que está sempre inspirando por nós e nos mantendo vivos, permitindo-nos percebê-lo.

O Kriya Yoga é uma técnica científica para transformar a consciência física em consciência divina. As escrituras ensinam que, para conhecer Deus (Brahman), é preciso tornar-se Deus (Brahman). Somente transcendendo as limitações humanas e estabelecendo-se no divino, a realização se torna possível. Somente aprendendo a controlar a mente e direcionar os sentidos para dentro, a concentração para a autorrealização se torna possível. Dessa maneira, a onipresença divina e a plenitude da vida serão realizadas.

A técnica de Kriya Yoga direciona a energia cósmica latente no cóccix através da coluna vertebral para o cérebro, gerando realização divina. A consciência mundana do indivíduo se torna consciência divina. Mesmo em meio às preocupações e problemas mundanos, é possível alcançar a realização divina e estar livre do apego. O Kriya Yoga traz uma mensagem de esperança, alegria, força, compreensão, paz, energia e autorrealização para todos. Não há razão para abandonar sua família, isolar-se, mudar seus hábitos alimentares ou submeter-se a sofrimento físico. É possível praticar Kriya Yoga e alcançar a autorrealização vivendo uma vida normal.

BABA HARIHARANANDAJI passou a maior parte de sua vida aperfeiçoando as técnicas de Kriya Yoga e transmitindo estas técnicas para outras pessoas. Uma vez perguntaram para Baba como foi a experiência dele quando, pela primeira vez ele alcançou o estado de Samadhi, em 1947 e Baba respondeu: “Como se eu fosse um bebê”.

Baba deixou claro que samadhi não é uma aposentadoria espiritual ou a culminância da prática espiritual. Baba demonstrou que kriya não era um conjunto de técnicas para ser recebido, mas um processo através do qual a prática das técnicas foi evoluindo e sendo aperfeiçoada. Baba continuou durante toda a sua vida aperfeiçoando e ganhando mais Realização em Deus.

Todos os grandes Santos de todas as religiões, foram capazes de direcionar seus corações e mentes para o Poder Supremo. 

Baba dizia: “Quando você entrega o seu coração a Deus, você entrega tudo. O mais importante é o centro do coração. Além de tudo, Deus está escondido neste centro. Se você sente isto, então tudo se transforma em alegria”.

Baba ensinou, de uma maneira prática, como direcionar o coração e a mente a Deus por meio das técnicas de Kriya Yoga e como experenciar que a grande realidade de Deus reside no coração de todo o ser humano.

No dia da iniciação, Baba fazia com que cada pessoa aprendesse a experenciar e direcionar o pulso do coração. A luz no coração é preenchida com a inteligência Divina e, por meio das técnicas, Baba ensinou as pessoas a experenciarem a luz de Deus.

Baba incorporou as técnicas da Kriya em todos os aspectos de sua vida diária e ensinou outras pessoas a fazerem o mesmo. Baba tinha facilidade de direcionar seu coração e mente para Deus em qualquer atividade, por meio de sua prática dedicada em Kriya. Quando estava comendo, Baba podia direcionar diretamente seu coração a Deus cada vez que ele mastigava e era como uma onda de luz Divina e energia que podia irradiar do coração de Baba através do seu corpo para Deus. Baba dizia: “Com Kriya trabalho é culto”.

Tudo o que Baba fazia tornava-se uma prece, uma oferenda a Deus e Kriya era o veículo para aquela expressão ativa da luz e Divindade que manifestava quando Baba direcionava seu coração e mente a Deus”.

Agora, exatamente como era durante o tempo em que Baba estava neste mundo, é desejo sincero de Baba auxiliar as pessoas a experenciarem Deus exatamente como ele fez por meio da Kriya Yoga. Baba diria “Os Santos no céu estão apenas esperando você chamá-los, para que eles possam ajudá-lo“. Baba Agora está no céu e se você pedir sinceramente a partir do seu coração, saiba que Baba certamente ajudará você.

Gonesh Baba