Ame sua respiração

Amando sua respiração, você ama o Deus vivo dentro de você e alcança a verdade. Deus penetra tudo, onipresente, onisciente, onipotente. Onde ele não está? Ele está presente em todo ser humano, em animais, insetos, plantas, àrvores, grama –todas as formas de vida estão vivas, graças a Sua respiração.

No Svetasvatara Upanishad, verso 6:11, está escrito: “Um Pai celestial esconde-se na cabeça de cada ser humano, penetrando tudo, o self interior de todos os seres”. Residindo aí, em todo ser humano, Deus está inspirando desde o dia em que nascemos. Assim, nascemos para a realização de Deus, porque nosso corpo inteiro é Deus, o Universo inteiro é Deus. Sem sua inspiração, a vida acaba.

Os seres humanos têm dois corpos. Um corpo material – ham (que significa “ Eu Sou”) – que é cheio de engano, ilusão e erro. Porém, no topo da cabeça, Deus está se escondendo no estado sem forma e Ele está estimulando nossa inspiracão. Este é nosso corpo sa. Está no verso 51 da escritura Shiva Svarodaya: “ Diz-se que o processo de expiracão contém a letra ham e que a expiracão contém a letra sa”. Da mesma forma Gheranda Samhita 5:84 indica: “A respiração de cada pessoa ao entrar faz o som de ‘sa” e ao sentir ao sair (bahiiryati) o de ‘ham’”. Isso é hamsa ou so’ham.

O Pai Supremo e todo-poderoso está se escondendo na fontanela no topo da cabeça, puxando a inspiração e é por isso que estamos vivos e somos capazes de realizar vários tipos de trabalho. Os Seres humanos em geral realizam cinco tipos de trabalho: ganhar dinheiro através da respiração; sentir raiva, orgulho, crueldade no centro do coração pela respiração; e entrar num espírito religioso no centro do vácuo, porque Ele está inspirando. Todos os seres humanos cessarão se Ele não inspirar.

Este corpo humano é feito de uma grande quantidade de nervos. De acordo com o Prashna Upanishad, verso 3:6, são, precisamente, 727.210.201. Nosso sangue permanence liquido e circula através de todo o corpo por causa da respiração. A respiração é nosso poder vivo de Deus. A respiração é dharma. Dharma significa “aquilo que mantém a vida junta” e isso é religião.

Kriya Yoga dá extrema importância à respiração. Ensina que o controle da respiração é autocontrole, maestria da respiração é automaesria, é imortalidade. Se você colocar seu dedo em frente do seu nariz, o ar que sai não tocará o dedo.

Pessoas de todas as religiões, cultos e credos deveriam primeiro aprender como controlar sua respiração. O controle da respiração é o fundamento de todas as religiões e o meio mais rápido para o sucesso. No Hatha Yoga Pradipika, verso 4:34, está escrito: “Se a respiração não é curta e não toca dentro do cérebro, se não se mantém a atenção focalizada na fontanela e se a técnica não é simples, fácil e rápida, sem grandes palavras e conceitos complicados, sua prá†ica será vã e vazia.” Você é um Kriyaban (iluminado) se tem extremo amor pela respiração. Você obterá alegria divina. Sua alma será absorvida no Supremo. Assim, como a jovem recém casada ama seu marido, como o jovem recém casado ama sua esposa, desta mesma forma todos deveriam amar a respiração. Ame sua respiração e você experenciará a Realidade, a Verdade, a Alegria. A calma chegará automaticamente e você finalmente se tornará um brahmavid, um conhecedor do Supremo.

Ame sua respiração

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades e dos eventos da Kriya Yoga no Brasil: